Repente Digital - Entrevista para Prêmio Sérgio Motta 2010

Segue entrevista para o Conexões Tecnológicas - Sérgio Motta 2010

SM- Entre os trabalhos inscritos no Festival Conexões Tecnológicas 2010, você destacaria algum? Por que?

GO- Dos trabalhos que estão concorrendo ao Sérigo Motta a instalação Marvin Gainsburg de Jeraman e Filipe Calegario me parece um exemplo interessante do que um trabalho de arte digital interativo possibilita e das questões multiplas que envolvem o universo da criação nos meios digitais. Marvin transita entre diferentes linguagens envolvendo aspectos técnicos diversos que lidam com associação e fluxo de textos postados na internet pelo Twitter buscando estabelecer um tipo de experiência musical que de alguma analogia a figura do repentista na tradição da música popular.

Jeraman e Filipe articulam nesta instalação palavra, som, imagem; poesia, música e video; indexização, reconhecimento de voz, inteligência artificial tudo isso a partir de um dispositivo interativo utilizando palavras projetadas, microfone, câmera e a rede mundial de computadores. Uma outra dimensão importante do trabalho é como a instalação articula com as pessoas. De alguma forma a interação não se dá apenas entre a pessoa que visita a instalação, mas também com um coletivo que se faz presente pela Internet, através de um sistema de busca que tem um banco de dados alimentado por uma multidão conectada ao Twitter. Há um trabalho coletivo do outro lado que está presente e interfere diretamente no resulturado da obra. Essa dimensão coletiva da rede e da interação com os significados associados as palavras é singular dentro das possibilidades que a instalação apresenta .

Sobre o ponto de vista técnico é um trabalho sofisticado que implica um esforço grandioso e difícil de ser desenvolvido sozinho. Complexo pela utilização e articulação entre diferentes softwares e linguagens de programação. É significativo que ele tenha sido desenvolvido sob uma plataforma de distribuição livre, onde o trabalho acontece através de uma dinâmica coletiva pautada na colaboração e distribuição de conhecimentos na qual toda sua estrutura se fundamenta sobre lógica do software livre envolvendo a internet.

Para finalizar, ficam as perguntas: Existirá uma versão para português?, ou ainda, faremos nos próximos anos perfomance musical alá Marvin assim como as disputas entre repentistas? Conjecturas a parte, Gainsburg é um projeto instingante que tem virtudes sobre a perspectiva dos possiveis cruzamentos que a tecnologia produz e das fronteiras que ela possibilita experimentar, ainda mais quando estabelece este tipo de diálogo com nossa cultura musical. De alguma forma, Jeraman e Filipe nos lançam pistas para o que possa vir a ser os desdobramentos do repente na cultura digital.

SM- Qual projeto ou artista você indicaria como referência para o trabalho que você escolheu para comentar?

GO - Sven König no trabalho do ScrambleHackz que não lida diretamente com o reconhecimento de fala mas trata de uma questão entorno do remix audiovisual partindo da voz como instrumento de controle e de um sistema de busca de arquivos a partir de uma análise da onda sonora http://www.youtube.com/watch?v=eRlhKaxcKpA 2008

Uma performance audiovisual e instalção para voz e mídia interativa criada por Golan Levin e Zach Libermana com Jaap Blonk e Joan La Barbara http://www.tmema.org/messa/messa.html 2003

Conversation Piece de Alexa Wright e Alf Linney, 2008 - http://www.ucl.ac.uk/conversation-piece/

Conexões com Oráculo Sonoro de Julian Jaramillo e Giuliano Obici -2005 www.oraculosonoro.blogspot.com